QUEM SOMOS

HISTÓRICO

Projeto Mobilidade para Todos: Rotary Club distribui cadeiras de rodas em parceria com a Free Wheelchair Mission

O Projeto Mobilidade para Todos, uma iniciativa do Rotary Club, nasceu dentro do Distrito 4630 de Rotary Internacional, em parceria com a Free Wheelchair Mission (FWM), que doa cadeiras de rodas, e a Associação Norte Paranaense de Reabilitação (ANPR), uma instituição habilitada a receber as doações. Os Rotary Clubs treinados e habilitados nos Distritos Rotários 4630, 4440, 4470, 4480, 4560, 4640, 4652, 4660, 4700, 4710, 4730 e 4740 são responsáveis por distribuir as cadeiras de rodas. O Rotary Club de Maringá Parque do Ingá é o responsável por coordenar todo o processo, que envolve diversas etapas, desde a chegada dos contêineres no porto, passando pelo desembaraço aduaneiro, transporte das cadeiras, armazenamento, treinamento dos Rotary Clubs, produção e distribuição de materiais, busca de patrocinadores, distribuição das cadeiras para os Rotary Clubs, treinamento de agentes regionais, controle de peças de reposição, auditoria, divulgação das ações, prestação de contas e organização das Expedições Humanitárias.

A ideia surgiu de um intercâmbio em grupo chamado IGE realizado pelo Distrito 4630 para os EUA, onde foi ofertado ao Governador Amaury Couto, que era o líder do grupo na ocasião, a parceria com a Free Wheelchair Mission. O Governador aceitou prontamente a parceria e foi em busca de alguém que conseguisse fazer o processo de importação dessa doação. A rotariana do Rotary Club de Maringá Parque do Ingá, Renata Mestriner Krambeck aceitou o desafio e em 2006 chegou o primeiro container com 550 cadeiras de rodas doadas pela Free Wheelchair Mission.

A primeira iniciativa de subsídios equivalentes da Fundação Rotária em parceria com o Rotary Santa Barbara Sun Rise da Califórnia – EUA, que adquiriram da Free Wheelchair Mission e agraciaram com o primeiro contêiner que chegou em 2006. Três anos mais tarde, o Rotary Club de Cianorte Furquim de Castro foi contemplado nos mesmos moldes do projeto anterior com subsídios equivalentes da Fundação Rotária. Em 2011, o projeto foi com o Rotary de Maringá Parque do Ingá e envolveu 15 Rotary Clubs, 8 de Maringá e 2 da região e 5 Rotary Clubs da Alemanha e Fundação Rotária. Nesse ano, levantou-se o montante de US$ 25.000,00 para a compra das cadeiras de rodas.

Com o histórico de recebimento de doações, a Free Wheelchair Mission passou a enviar cadeiras de rodas de forma gratuita para a ANPR, com a supervisão do Rotary Maringá Parque do Ingá, a partir de 2014.

Desde 2006, o projeto de doação de cadeiras de rodas no Brasil vem transformando a vida de milhares de pessoas que têm dificuldades em se locomover. Por meio de doações e expedições humanitárias, o projeto já entregou mais de 8.600 cadeiras de rodas em sete diferentes estados do país.

As doações de cadeiras de rodas ao longo dos anos foram:

2006: 550 cadeiras de rodas
2009: 550 cadeiras de rodas
2011: 550 cadeiras de rodas
2014: 550 cadeiras de rodas
2016: 550 cadeiras de rodas
2017: 550 cadeiras de rodas
2019: 550 cadeiras de rodas
2020: 1.040 cadeiras de rodas
2021: 1.620 cadeiras de rodas
2022: 2.098 cadeiras de rodas

Logística

A logística de um projeto desta envergadura é bem ampla, pois inicia-se com a FWM arrecadando fundos com doações, eventos e maratonas nos Estados Unidos. Depois identificam os países que receberão as doações. Cada parceiro internacional relaciona o tamanho e modelo de cadeiras de rodas e o fornecedor na China produz de acordo com o pedido.

Com a produção pronta, as cadeiras desmontadas são acondicionadas em caixas, colocadas em contêiners de 40´ e despachadas via marítima para o porto do destino.

A distribuição é efetuada por rotarianos de clubes habilitados que passam por treinamentos onde aprendem desde a identificação dos usuários, medições, montagem, até os ajustes das cadeiras, conforme o perfil dos usuários.

O programa Mobilidade para Todos coordena a parceira com a FWM, os treinamentos e a distribuição. Também se preocupa em seguir as regras e agir com transparência na seleção das famílias beneficiadas, assim como no bem-estar dos usuários.

Conforme palavras de Don Schoendorfer: “Estamos transformando vidas e abrindo portas para educação, emprego e oportunidades na comunidade”.

O projeto Mobilidade para Todos é um ótimo exemplo de como as parcerias entre organizações internacionais podem ajudar a fornecer mobilidade para pessoas que, sem cadeiras de rodas, enfrentariam limitações significativas em suas vidas diárias. A cooperação entre o Rotary International, a Free Wheelchair Mission e ANPR é essencial para garantir que o projeto seja bem-sucedido, e a logística envolvida é ampla, mas tudo vale a pena para proporcionar mobilidade e independência às pessoas necessitadas.

Se você deseja apoiar este projeto, pode entrar em contato com o Rotary Club de Maringá Parque do Ingá para saber mais sobre suas iniciativas e como fazer uma doação. Juntos, podemos ajudar a transformar a vida das pessoas com deficiência e proporcionar-lhes oportunidades de educação, emprego e melhor qualidade de vida.

PATROCINADORES

APOIADORES

PARCEIROS

Agradecemos também:
Flávia Aquino
Gilce Cristina Duarte